terça-feira, 7 de outubro de 2014

Montessori


Gente, já conhecia um pouco do trabalho
desenvolvido pela Montessori, ou melhor, Maria Montessori. Sabia dos materiais construídos com a proposta de autoeducação da criança e com a mínima interferência do professor, como o material dourado que trabalha o raciocínio matemático, onde a criança aprende a ter a noção das quantidades utilizado em muitas escolas.

Resolvi pesquisar, então, mais um pouco sobre os espaços construídos na perspectiva de Montessori e achei interessante a ideia de colocar um espelho na altura da criança para que ela possa se desenvolver gestualmente, conhecendo seu corpo, fazendo caretas, caras e bocas.

Na fase de 1 aninho, então, que ela começa a ter ideia do corpo, o espelho ajuda bastante. Depois, que coloquei aqui em casa, a Rafa, curiosamente, quando coloca alguma coisa no corpo, chapéu, lenço, óculos, corre para o espelho para se olhar. A proposta do quarto da Montessori é deixar tudo acessível à criança, como cama, brinquedos, livros,etc. A intenção é desenvolver a autonomia dos pequenos. Por isso, adotei a ideia da fruteira que desmonta para colocar os brinquedos, postada anteriormente. Dessa forma o espaço se adequa à criança e não a criança ao espaço. Vale a pena conhecer o trabalho dessa pedagoga e médica que tanto tem contribuído para a educação.

Quarto Montessoriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário